Skip to main content

O know-how como motor de transformação digital no caso do BBVA

Conheça o impacto do projeto de reskilling baseado em um plano de aprendizagem de múltiplas tecnologias, que permitiu impulsionar e fortalecer os conhecimentos de mais de 500 técnicos profissionais no BBVA, para seu plano de transformação digital na Argentina.

Contate um especialista

Caso de sucesso

Cliente

BBVA Argentina

Desafío

Ampliar e nivelar conhecimentos

Solução

Migração gradual para o JAVA

Resultado

500 profissionais capacitados

Quem é e do que precisava o BBVA?

O Banco BBVA é uma das maiores e mais antigas instituições financeiras privadas da América Latina. Com sede social em Bilbao (Vizcaya, País Basco), seus principais mercados são Espanha, Argentina, Colômbia, México, Peru, Venezuela, Uruguai e Turquia.

Como parte de seu plano de transformação digital na Argentina, o banco procurou nossos serviços para desenvolver um projeto de formação e capacitação voltado para a migração de profissionais Cobol.

O BBVA precisava de acompanhamento no processo de transformação digital, para favorecer a aquisição e atualização de conhecimentos tecnológicos de sua equipe, com o objetivo de continuar gerando serviços eficientes e inovadores no mercado financeiro.

Nosso plano de aprendizagem

Por meio de nosso plano de treinamento, tentamos aprofundar o know-how da empresa, visando à aquisição de novos conhecimentos de programação:

Foi incluído um amplo espectro de conceitos relacionados à programação orientada a objetos em Java, ferramentas de teste e programação backend, incluindo o framework de persistência JPA, ecossistema Spring e API Rest.

Além disso, o plano de conteúdo incluía conceitos de programação frontend, onde ferramentas como Angular e React foram exploradas. Esses frameworks são amplamente utilizados no desenvolvimento de interfaces de usuários, e permitem criar aplicativos web interativos e dinâmicos.

Também foram incluídos conceitos e ferramentas relacionadas ao Cloud Computing e DevOps. Foram analisados os fundamentos do Cloud Computing, e explorados os serviços e plataformas na nuvem, como Amazon Web Services (AWS).

Ensinou-se como implantar e gerenciar aplicativos em ambientes da nuvem, aproveitando as vantagens de escalabilidade, disponibilidade e segurança oferecidas por essas plataformas.

A estratégia de migrar conhecimentos Cobol para JAVA

O principal desafio que tivemos de enfrentar foi expandir e nivelar o conhecimento de mais de 500 especialistas vinculados ao desenvolvimento de software. Da mesma forma, era necessário atualizar suas habilidades e capacidades, para atender às exigências técnicas dos novos requisitos.

Os profissionais, especialmente os selecionados para este projeto precisavam adquirir, aperfeiçoar e harmonizar habilidades na linguagem de programação Java, atualizar suas capacidades e aptidões para atender aos requisitos técnicos dos novos projetos.

Este programa de capacitação incluía o desenvolvimento de atividades que permitissem a aplicação das tecnologias abordadas na solução de problemas do domínio financeiro, por meio de laboratórios e atividades do tipo Hackathon.

Uma solução de Migração Gradual de conhecimentos

Após a realização de várias pesquisas e análises conjuntas, estabelecemos os objetivos de longo prazo do programa, e definimos uma estratégia para desenhar e implementar, gradualmente, um plano de reskilling, com o seguinte objetivo: 

  • Desenvolver diferentes habilidades técnicas.
  • Ensinar como incorporar ferramentas para lidar com aspectos não funcionais, atributos de qualidade e aspectos cross-cutting.
  • Aumentar a capacidade para resolver problemas relacionados à segurança, gerenciamento de registros, e documentação de serviços.
  • Compreender a importância dos aspectos não funcionais no desenvolvimento de aplicativos backend, e seu impacto na qualidade do software.

Mais de 500 profissionais capacitados em JAVA

Finalmente, criamos um treinamento que atendeu aos requisitos e objetivos estabelecidos pelo banco, para fortalecer o know-how e abraçar a transformação digital.

  • 14 módulos (teoria e prática)
  • 424 horas
  • 500 participantes selecionados pelo banco

Graças a este programa, os profissionais estavam aptos a aplicar os conhecimentos em suas atividades diárias, com sucesso, conseguindo alta satisfação por parte dos usuários finais. Como resultado, o BBVA melhorou significativamente sua capacidade técnica, e pôde se manter na vanguarda das últimas tendências em tecnologia.

Mantenha a inovação por perto

Não foi possível validar sua assinatura.
Em breve você será contatado por um especialista.

Contate um especialista

?
?
?
?