Descubra como a gestão da MuleSoft com a Coca-Cola é uma representação da missão da Epidata. (*)
No contexto de nossa busca por propostas inovadoras e em constante evolução para incorporar as melhores tecnologias, a Epidata vê a MuleSoft como um parceiro estratégico para continuar sua missão de facilitar a inovação nas empresas. Alinhada com a inovação, além de ser integradora, a Epidata faz parte do seleto grupo de parceiros que colaboram em projetos de desenvolvimento que aprimoram essa ferramenta.
Contexto da MuleSoft e da Coca-Cola
A Coca-Cola se esforçava para oferecer iniciativas inovadoras centradas no cliente. No entanto, à medida que o departamento de TI enfrentava mais projetos digitais, sua arquitetura desarticulada dificultava o acesso aos dados. Para agilizar este processo, ela adotou uma estratégia de cloud-first. O departamento de TI se concentrou no acesso de autoatendimento, fornecendo modelos de integração, nos quais seus mais de 250 engarrafadores possam usar. Essa abordagem permitiu criar aplicativos móveis para equipes de vendas e um smart cooler que aproveita os dados em tempo real. O departamento de TI melhorou a experiência do cliente, e reduziu os prazos de entrega: de meses, para semanas.
Introdução
A Coca-Cola, com cerca de 1,9 bilhão de vendas por dia, em todo o mundo, queria se manter na vanguarda da inovação, tanto para seus clientes varejistas quanto para os consumidores individuais. À medida que aumentava a demanda da empresa para lançar novas iniciativas digitais, o departamento de TI enfrentou dificuldades em fornecer acesso aos dados necessários, para que as diferentes linhas de negócios pudessem usá-las nos novos projetos. Ao mesmo tempo que mais iniciativas eram planejadas, o departamento de TI percebeu que sua arquitetura estava enraizada em dados desarticulados e que criava obstáculos, aumentando o atraso dos projetos e retardando os prazos de desenvolvimento.
A equipe decidiu fechar seus data centers e adotar uma estratégia de cloud-first, na esperança de introduzir o autoatendimento e os ativos reutilizáveis, para estabelecer uma arquitetura com mais futuro; e escolheu a MuleSoft para permitir uma abordagem baseada em API. Isso permitiu desacoplar suas fontes de dados, e padronizar os modelos reutilizáveis, que seus mais de 250 engarrafadores poderiam aproveitar e personalizar. Desde então, foi possível que as linhas de negócios e engarrafadoras se autogerenciassem e construíssem grande parte dos projetos por conta própria, eliminando gargalos, ao orientar o trabalho para onde existe experiência.
Agora, o departamento de TI entrega os projetos, rotineiramente, em um quarto do tempo (de 12 para 3 semanas) e pode incorporar um novo desenvolvedor em apenas 3 semanas (o que antes levava 2,5 meses). A equipe de vendas dispõe, agora, de um aplicativo móvel que age como um ponto único de dados em tempo real, para gerenciar, eficazmente, seu relacionamento com os clientes. Também foram desenvolvidos novos projetos de IoT em torno da criação de smart coolers, que fornecem análises para enriquecer e combinar, rapidamente, conjuntos de dados estruturados e não estruturados, permitindo assim, uma melhor experiência do cliente e analisando o comportamento do consumidor para desenvolver novos produtos e serviços. Tudo isso, construído sobre o tempo de execução unificado da MuleSoft para integrações híbridas e APIs, em uma única plataforma.
Sobre a Coca-Cola
A Coca-Cola, uma das marcas mais emblemáticas do mundo, mantém sua mesma missão, 125 anos depois: “open happines”. Hoje em dia, 1,9 bilhão de produtos da Coca-Cola Company são servidos todos os dias. A distribuição dessa quantidade avassaladora requer que a empresa dependa de um ecossistema de engarrafadores e distribuidores, com mais de 250 deles operando nos 5 continentes. Atualmente, a Coca-Cola deixou de ser a bebida engarrafada em vidro, para ser uma marca global, com consumidores se relacionando através de múltiplos canais digitais que estão mudando rapidamente, à medida que a tecnologia evolui.
- Para se relacionar com os consumidores e acompanhar a demanda, a Coca-Cola precisava digitalizar seu processo e criar novos produtos para interagir com os clientes.
- Precisava de melhores dados e análises sobre o comportamento do cliente, por exemplo, coolers com IoT para rastrear o consumo dos clientes, dispensers digitais, personalização através da interação digital (máquinas Freestyle) etc.
- A Coca-Cola embarcou em sua viagem digital para envolver os clientes, e se conectar com eles de uma forma que nunca havia feito antes.
Resultados desejados
- Atrair os clientes varejistas, por meio de equipes de vendas informadas: era preciso uma plataforma única de aplicativos para que elas gerenciassem, de forma eficaz, o relacionamento com os clientes.
- Pôr em prática, as experiências digitais.
- Fornecer análises, para enriquecer e combinar rapidamente conjuntos de dados estruturados e não estruturados de clientes, consumidores, e processos empresariais, para oferecer uma melhor experiência ao cliente, e analisar o comportamento do consumidor para desenvolver novos produtos, promoções e serviços.
Desafios
- Os dados desarticulados afetaram a capacidade de vendas para responder e emocionar seus clientes varejistas.
- A TI não conseguiu acompanhar a demanda do negócio para implantar iniciativas digitais: móveis, dispensers digitais e IoT dentro dos coolers.
- Aumento da demanda para que todas as aplicações do front-office estejam preparadas para dispositivos móveis.
- A The Coca-Cola Company possui mais de 250 parceiros engarrafadores em todo o mundo, sendo o maior deles, a Coca-Cola Bottling Investment Group (BIG), que emprega mais de 100.000 pessoas. O departamento de TI se esforçou para atender às demandas do negócio e a implementação dessas iniciativas digitais tornou-se ainda mais difícil, devido a diversas exigências regionais.
Solução
- Impulsionar a transformação digital internamente em toda a organização central: The Coca-Cola Company (TCCC) escolheu a MuleSoft como sua plataforma unificada para o desenvolvimento de SOA, SaaS e API. Ao construir serviços comuns reutilizáveis, APIs e modelos, houve um aumento correspondente ao dobro da velocidade.
- 2014 ($100K ARR)
- Aumentar a produtividade das vendas com os engarrafadores: Bottling Investment Group (BIG) foi o primeiro grupo engarrafador a adotar a MuleSoft para aumentar a produtividade das vendas. A conexão de vários sistemas backend ao Salesforce permite que a equipe de campo acesse toda a informação dos clientes (varejistas), em seus dispositivos móveis. Os engarrafadores estão obtendo um aumento de velocidade entre 2 e 4 vezes maior, ao mudar de Webmethods on-prem para MuleSoft Cloud, devido à reutilização e aos menores requisitos de manutenção. A primeira máquina Freestyle com conectividade foi testada: as preferências dos clientes são monitoradas e armazenadas nas máquinas, para tornar a experiência mais pessoal.
- 2015 ($1M ARR)
- Eficiência operacional interna
- Conexão da Concur e do Salesforce com outros sistemas internos. Também foi preparado o CloudHub para toda a Coca-Cola com APIs/modelos reutilizáveis. MuleSoft em ação:
História 1: Quando um associado de vendas da Coca-Cola entra em um varejista para negociar uma compra trimestral ou mensal, todas as informações que ele precisa em termos de estoque atual, ofertas de preços, históricos de padrões de compra –tudo o que ele precisa para conversar com o cliente- está facilmente disponível no celular ou tablet do associado. Trata-se da transformação digital de um engarrafador da Coca-Cola para melhorar as operações internas.
História 2: Em qualquer local de distribuição, quando um cliente se aproxima de uma máquina Freestyle, pode escolher entre centenas de opções, criando uma seleção personalizada, em tempo real. O cliente pode interagir com a máquina com base em seus hábitos anteriores de consumo e a Coca-Cola aprende mais sobre o cliente.
Resultados
- TI:
- 4 vezes mais rápido; A Coca-Cola está entregando projetos rotineiramente em 3 semanas, em vez de 12 semanas.
- 3,3 vezes mais rápido na inclusão de novos desenvolvedores; o que antes levava 2,5 meses, agora leva 3 semanas, com a MuleSoft.
- Economia de quase um ano de trabalho (336 dias) no gerenciamento de solicitações; o que costumava levar 18 dias para efetivar um novo pedido, agora leva 4 dias, com a MuleSoft.
- Negócios:
- Oferecer integração híbrida e APIs em um iPaaS unificado: Plataforma Anypoint
- Colocar em funcionamento o Programa de Interface de Serviços Comuns para construir um sistema de APIs reutilizável e coerente, a ser aproveitado pela comunidade mundial de engarrafadores.
* Fonte: adaptado de: Mulesoft (2022): https://mulesoftpartners.bloomfire.com/
Sobre a Epidata
Empresa global de capital privado especializada em outsourcing de inovação, dedicada a fornecer serviços de desenvolvimento e design de software, modernização de aplicativos, RPA, aprendizado de máquina e Big Data, entre outros. Suas soluções transformam negócios, otimizam operações e geram as melhores experiências digitais para clientes e colaboradores.
A Epidata possui parcerias com empresas líderes em inovação e conhecimento, como Microsoft, GitLab, Mulesoft, Salesforce, Oracle, MariaDB, Red Hat, HelpSystems e FCEyN – UBA (Universidade de Buenos Aires).
A Epidata opera na Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Uruguai, e Estados Unidos (São Francisco, Califórnia), ao apoiar, de forma exitosa, corporações multinacionais como Stanford Research Institute International, JP Morgan, Tenaris, Turner, Telecom, HSBC, Monsanto, Walmart, Asana, entre outras.